1 de maio de 2008

Angola - A Unidade dá a Força!


Desde que surgiu a oportunidade de vir para Angola, procurei através da Internet saber um pouco mais sobre o país. E dessa vez, vou compartilhar algumas das informações obtidas.

Angola se localiza no Sudoeste do Continente Africano (um termo que ouvi bastante é na África Subsahariana, fazendo referência ao deserto do Sahara).
É constituída por 18 províncias (estados) e a capital é Luanda.
Faz fronteiras com a República Democrática do Congo, Zâmbia, Namíbia e Congo. E é banhada pelo Oceano Atlântico.

O nome Angola vem da palavra bantu N'gola (era o título dos governantes da região no século XVI, época na qual começou a colonização pelos portugueses).

Possui um território de 1.246.700km² (pouco menor que o estado do Pará no Brasil).
Há estimativas de que a população seja superior a 14 milhões de habitantes. Desses, mais de 4 milhões vivem na Capital Luanda.
O Kwanza é a moeda oficial do país (esse nome é o nome de um rio). Aproximadamente 44 kwanzas equivalem a 1 Real.

Tem um clima predominante tropical e é caracterizado por duas estações, a das Chuvas, de Outubro a Abril e a do Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca e com temperaturas mais baixas.

A economia gira principalmente em torno do Petróleo, responsável por mais de 50% do PIB do país, seguido pela exploração de diamantes.

Angola era uma antiga colônia de Portugal, e permaneceu como sua colônia até à independência em 1975. O país não conheceu a paz entre 1961 a 2002, primeiro em virtude da luta contra o domínio colonial português, depois como consequência da guerra civil que eclodiu em 1975 entre os principais partidos de Angola, os anteriores movimentos de libertação.

O poder político manteve-se na posse do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) desde 1975, embora o partido da oposição União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) tenha dominado parte do território até o fim da última guerra civil, que terminou em 4 de Abril de 2002 (após a morte do líder da UNITA Jonas Savimbi) quando foi assinado o Acordo de Paz. Atualmente, a data é feriado nacional, o Dia da Paz.

O Presidente é José Eduardo dos Santos e os governadores das 18 provícias são nomeados por ele.

Os principais centros urbanos, além da capital Luanda, são Huambo, Lobito, Benguela e Lubango.
O português é a única língua oficial de Angola. Embora possua mais de vinte línguas nacionais. A citar, o umbundo e o kimbudu.

O lema do país é Virtus Unita Fortior (A unidade dá força).
E vou seguindo por aqui conhecendo mais sobre essa terra...
Abração a todos e comentem!